Pão Diário

1 - HISTÓRIA E COSTUMES DO HALLOWEEN

O Halloween é uma celebração anual muito comum em vários países. Mas que celebração é essa? E onde esse evento tão peculiar teve origem? Será um tipo de culto às coisa do mal? Ou será somente a continuidade de um rito pagão antigo? Apesar de ser um acontecimento tradicional em paises como os Estados Unidos, o Reino Unido, dentre outros, o Halloween no Brasil começou a ser comemorado somente a poucos anos e, mesmo hoje ainda está restrito às capitais e grandes cidades.
A palavra Halloween tem sua origem na igreja católica e vem da contração feita de maneira errada da expressão "All Hallows Eve" que significa Dia de Todos os Santos, e corresponde ao dia Primeiro de Novembro, que no catolicismo é o dia de reverencia aos Santos mortos.  Mas no 5o.Século Antes de Cristo, na Irlanda Celtica, o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro. Esse dia marcava o início do ano celtico e era comemorado com um feriado denominado Samhaim. A história diz que, naquele dia, os espiritos desencarnados de todos aqueles que morreram no decorrer do ano, voltavam na busca de corpos de pessoas vivas nas quais eles habitariam durante o ano que se iniciava. Acreditava-se que essa era a única esperança de vida após a morte (Panati). Os celtas acreditavam que todas as leis de tempo e espaço ficavam suspensas durante este tempo permitindo aos espíritos um interrelacionamento com os vivos. (Gahagan).
Naturalmente, os que estavam vivos nào queriam ser possuidos pelos espíritos dos mortos. Então, na noite de 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos em suas casas, para torná-las frias e indesejáveis. Eles então se vestiam com roupas fantasmagóricas e realizavam desfiles barulhentos pela vizinhança, sendo tão destrutivos quanto possível, de maneira a assustar e amedrontar os espíritos que estavam a procura de corpos para possuí-los (Panati).
Durante a era  Romana, estes adotaram as práticas célticas como se fossem suas. Porém, na medida em que a crença na possessão foi perdendo terreno, a prática de se vestir como espantalhos, fantasmas e bruchas foi transformada de uma crença religiosa para um cerimonial apenas.
O costume do Halloween foi trazido para os Estados Unidos na década de 1840 pelos imigrantes irlandeses que saiam de seu país pela escassez de seu principal alimento, a batata. Nessa época, a tavessura (brincadeira) favorita na Nova Inglaterra (nos Estados Unidos), era escrever sobre as paredes das casas e retirar as trancas dos portões (Panati).
O costume do trick-or-treating (travessura-ou-gostosuras : dê-nos coisas gostosas ou faremos travessuras) parece não ter origem nos célticos mas sim em costume europeu do século 9 chamado "Souling". No dia 2 de Novembro, Dia de Todas as Almas ou Dia dos Mortos, os cristãos andavam de Vila em Vila para ganharem as chamadas "Soul Cakes", ou tortas feitas com pedaços quadrados de pão e groselha. Quanto mais tortas recebiam, mais orações eles prometiam em memória dos parentes mortos daqueles que doavam as tortas. Naquela época, acreditava-se que os mortos permaneciam num limbo por um período de tempo após a morte e, através de orações, mesmo de estranhos, aconteceria a passagem do limbo para o céu.
A Abóbora-lanterna, (em inglês Jack-o-lantern) tem origem no folclore irlandes. Segundo a estória, um homem chamado Jack, que era um notório beberrão e trapaceiro, fez um trato com o Diabo que estava em cima de uma árvore. Jack então esculpiu a imagem de uma cruz no tronco da árvore, como uma armadilha para prender o Diabo onde estava, ou seja, em cima da árvore. Jack fez então um acordo com o Diabo: se ele nunca o tentasse ou atormentasse, Jack apagaria a cruz e o deixaria descer da árvore.
De acordo com o conto, depois que Jack morreu, sua entrada no céu foi negada por causa do seu trato com o Diabo, mas também lhe foi negada a sua entrada no inferno porque ele enganou o Diabo. Então o Diabo deu-lhe uma vela para iluminar o seu caminho através da fria escuridão. Então Jack colocou a vela dentro de um grande nabo, para mantê-la acesa por mais tempo. O nabo foi esculpido para ficar ôco e com buracos para dar passagem a claridade emitida pela luz da vela.
Originalmente os irlandeses usaram nabos para fazerem suas Lanternas de Jack. Porém, quando os imigrantes chegaram aos Estados Unidos, eles encontraram as abóboras, muito mais adequadas do que  os nabos e, até hoje, é o símbolo mais marcante do evento.
Então, apesar de alguns cultos e trabalhos satânicos terem adotado o Halloween como seu feriado favorito, o dia não teve origem em nenhuma prática demoníaca como algumas pessoas suspeitam. Ele cresceu a partir dos rituais de celebração do ano novo pelos celtas e de rituais europeus na idade média. Hoje o Halloween é apenas o que cada um faz dele, bem ou mal.
Referencias:
Charles Panati, Extraordinary Origins of Everyday Things, 1987;
Joseph Gahagan, University of Wisconsin-Milwaukee, Personal letter, 1997


2 - “O MAL NÃO VEM DAS BRUXAS”

   O Dia das Bruxas, Hallowe'en, ainda é visto com preconceito devido ao culto de divindades pagãs como a imagem de Pã.
    O distaciamento e relativismo cultural proporcionado pela antropologia através de autores como James Frazer, nos permitiu ver que a bruxaria (ou witchcraft) era, não uma religião maligna, mas apenas um culto pagão ao qual interessava ao cristianismo emergente expurgar. Daí as perseguições aos renitentes seguidores deste culto e as associações da parafernália religiosa deles com o mal.
    A própria figura estereotipada da bruxa passou a ser, na sociedade cristã, a de uma velha nariguda e disforme, de chapéu pontudo e vestida de negro, frequentemente montada numa vassoura para ir ao Sabá reuniões noturnas ter relações sexuais com o Diabo.
    Os modernos cultos wicca termo em inglês aracaíco do qual surgiu o nome witch, bruxo, procuram mostrar que os bruxos não são maus nem necessariamente feios, alguns são jovens belíssimos e saudáveis. Além disso, a vinculação da bruxa com a noite serve-se também do fato de que os antigos wicca eram pagãos adoradores da lua, e não do sol.
    Os wicca contemporâneos exercitam um culto pagão mais eclético, no qual divindades ligadas aos quatro elementos da natureza são igualmente cultuadas.
    Os novos bruxos são, talvez, os precursores da ecologia. Seus sacerdotes e sacerdotisas encabeçam grupos em geral compostos por 12 membros e entoam cânticos poéticos e mântricos. Ao contrário do que se crê, não usam os ritos sexuais como culto, embora o simbolismo sexual seja claro, já que o wicca cultua as forças da natureza expressas num par de opostos. Há diversos grupos wicca, um dos mais populares é o Feraferia, criado por Frederick Adam. Os rituais do grupo são sazonais abordando a mudança da Jovem Deusa (KoKê) e de seu filho amante.
    Aproximações A história da magia ganhou status acadêmico com a publicação de O Ramo de Ouro, em 12 volumes, do antropólogo inglês Sir James Frazer. Num dos volumes desta obra, Frazer faz um estudo dos santos cristãos, mostrando que a Igreja Católica, para converter os pagãos, tranformou as festas dos deuses pagãos em festas de santos Cristãos. Por esse motivo, a reforma portestante eliminou os santos, já que os associa corretamente com o paganismo. Na verdade, Frazer (e outros como William Robertson Smith com seu livro Pagan Christis) consideravam o cristianismo exatamente como mais uma religião pagã de sacrifício, na qual se come num ritual antropofágico denominado comunhão a carne do deus morto ou do cordeiro imolado.
    Origem do Nome A palavra Hallowe'en (Dia das Bruxas) vem de All Hallow's E'en que significa Véspera de Todas as Almas, uma celebração dos mortos da Grécia antiga. Essa celebração tinha o objetivo de trazer os espíritos dos heróis à terra. Neste dia, os gregos iluminavam as suas casa e ficavam até o amanhecer esperando seus heróis. No mundo céltico, o Hallowe'en definia a extinção do ano através de um festival do fogo.
    Atualmente, este dia é comemorado pelas crianças que se fantasiam e batem de porta em porta pedindo doces ou pregando peças.
    História da Perseguição A visão das bruxas tem sido deturpada através dos séculos, principalmente por instituições religiosas que se sentiram ameaçadas diante de seu poder. A Igreja Católica promoveu a perseguição das bruxas através da chamada Santa Inquisição.
    O livro Manual dos Inquisidores, escrito por Nicolau Eymerich em 1376, mostra como eliminá-las.
    O livro é bastante detalhado, ensinando os padres a agirem desde a denúncia até a tortura (para isso, suspeita e indícios são suficientes). O Manual dos Inquisidores mostra como reconhecer as bruxas, através das seguintes características: sinais no corpo, quem pratica a circuncisão, os islâmicos, quem se entrega aos prazeres da carne. Além disso, todos os adivinhos são, manifesta ou secretamente, adoradores do diabo. Os astrólogos também, e os alquimistas idem.
    E o manual acrescenta um detalhe, o inquisidor será mais flexível com o alquimista rico do que com o alquimista pobre.
    Antes de queimar as bruxas, a Igreja Católica forçava a confissão através de torturar terríveis com instrumentos feitos exclusivamente para esse fim.
    Margaret Murray, em seu livro The God of The Witches (O Deus das Bruxas) explica que as bruxas perseguidas eram, muitas vezes, mulheres consagradas a cultos antigos do sol e da lua e que reverenciavam velhos deuses pagãos, principalmente Pã, deus orgiástico representado como parte homem e parte bode. Segundo Murray, devido ao forte componente sexual do culto a este deus, a Igreja Católica transformou-o no diabo (daí a comum representação do diabo com o bode).
autores: Carlos Eduardo de Carvalho e Maria S.

O QUE É A RELIGIÃO DA BRUXARIA?
  
   A Bruxaria é uma religião de origem Xamãnica e forte tradição mágica, mas é bom lembrar que Xamanismo e Magia são técnicas espirituais, isto é, para ser Bruxa não é preciso fazer magia, ou ter poderes paranormais. Muito menos ser vidente ou médium.
     O que diferencia a Bruxa do Magoou Xamã é a sua devoção pelos Deuses.
  Xamanismo e Magia são técnicas utilizadas pelas Bruxas, mas não têm nada a ver com a parte devocional da Wicca. É possível ser bruxa fazendo-se somente os rituais de devoção, sem nunca praticar um único feitiço na vida, mas o contrário não é ver-dadeiro, pois, se não houver da sua parte um amor sincero pela energia dos Deuses e harmonia com a Natureza, você pode fazer feitiços dia e noite, mas  nunca será uma Bruxa!
     Tradicionalmente, as Bruxas podem (e devem) fazer feitiços recorrendo às energias da Natureza para resolver os problemas práticos da sua vida, bem como para ajudar ao próximo, mas nunca devemos nos esquecer de que o mais importante é a comunhão com as energias da Natureza, e o respeito por todos os seres vivos, e, em especial, pelos nossos semelhantes.


  Texto retirado de:AS BRUXAS DO BRASIL - CURSO WICCA PARA BRASILEIROS - MICAELA ELGEL
 

3 - POR QUÊ NÓS, BRUXAS, SOMOS PERSEGUIDAS ATÉ HOJE ? 

Analisando historicamente, há uma explicação bastante clara para o estigma que paira sobre a Bruxaria até hoje. Durante a Inquisição, qualquer pessoa podia ser acusada de "Bruxaria". Bastava alguém acusar. Não era preciso provar as acusações. Uma vez denunciadas, as
pessoas não tinham escapatória. A morte era certa.
Caso elas insistissem em negar que eram bruxas, eram queimadas vivas. Caso confessassem que eram bruxas, tinham o benefício de morrer por enforcamento.

Das centenas de milhares de pessoas mortas por enforcamento ou queimadas vivas (em nome de sabe-se lá que "deus"), pouquíssimas eram realmente Bruxas. Pois quem, em sã consciência, não confessaria qualquer coisa para evitar a terrível e dolorosa morte na fogueira ?

Mas... no caso de dúvidas, havia um teste. Jogavam a pessoa acusada em um poço ou lago. Caso ela morresse afogada, não era uma "bruxa" (que pena...) e recebia o "perdão divino". Se ela não se afogasse era, sem dúvida, uma bruxa ! Era retirada da água e queimada viva.

Os bens das pessoas acusadas eram confiscados e divididos entre o Inquisidor e o denunciante. Assim, era um negócio bastante lucrativo para ambas as partes tanto acusar alguém de "bruxaria" quanto aceitar a acusação - qualquer que fosse o motivo! E esses, geralmente eram os mais banais:

A linda donzela resistiu às cantadas do cavalheiro ? Simples. Vingue-se e acuse-a de bruxaria. 

Existe uma disputa de fronteiras de terra com o proprietário da fazenda vizinha ? Acuse-o de bruxaria  e resolva o problema.

A parteira do vilarejo está tirando os clientes do doutor, porque recebe apenas uma galinha como pagamento pelo parto, em vez de uma moeda de ouro ? Acuse-a de bruxaria.

A situação foi tomando tal volume que, depois de algum tempo, os motivos foram ficando cada vez mais fúteis. Morar sozinho (por não ter parentes ou por opção própria), ter um gato (preto ou não...) ou qualquer outro animal doméstico (ou não...), ter uma verruga no corpo, conhecer as ervas e fazer chás com elas, ter olhos e cabelos escuros, ter olhos verdes e cabelos ruivos, ser bonito demais, ser feio demais... tudo - absolutamente tudo - era motivo para ser olhado com
desconfiança - e acusado de bruxaria.

Através de uma mistura de fantasia e psicose (quase uma histeria coletiva) as "bruxas" acabaram se transformando nas personagens que a Inquisição inventou. "Bruxas são seres abomináveis, que adoram ao ‘diabo’, que transformam gente em sapo e sacrificam criancinhas".

Só que, como vimos, as pobres pessoas assassinadas pela Inquisição não eram ‘Bruxas’. Eram cidadãos comuns. Ou simplesmente pessoas de outras etnias, ou seguidores de outras religiões, como os Judeus, os Árabes, os Ciganos e os Cátaros. Eram todos colocados "no mesmo saco",
rotulados de pagãos e hereges.

Mas o estigma sobre as Bruxas, infelizmente, atravessou os séculos - e continua até hoje. Quando acontece algum crime horrível, bárbaro, inominável - como aquele das crianças que foram seqüestradas e mortas no Sul - a imprensa e a população não hesitam em acusar os criminosos
de "Bruxos".

Além disso, o termo "bruxo" também é usado, indiscriminadamente, por pessoas que nada têm a ver com Bruxaria.

Existem algumas religiões que realmente fazem uso de sacrifício de animais ? Existem, sim. Mas não são Bruxos.

Existe gente que pratica o "voodoo"  ? Existe, sim. Mas não são Bruxos.
Existem pessoas que praticam a magia negra ? Existem, sim. Mas não são Bruxos.

Cada uma dessas atividades têm um nome específico, mas - da mesma forma que durante a Inquisição - as pessoas acham mais fácil resumir tudo em uma só palavra: Bruxaria.

Mas a Bruxaria não tem nada a ver com "satanismo", nem com sacrifício de animais ou de gente (como  poderia, sendo uma religião que tem por base o respeito pela vida e pela natureza ?!),  e  nem com magia negra.

Resumindo: nós não adoramos ao "diabo", não fazemos sacrifícios, não comemos criancinhas, não tomamos sopa de asa de morcego e não praticamos magia negra.

Nós, Bruxas, não desejamos ser temidas: nós simplesmente queremos ser respeitadas e deixadas em paz.


4 - FABIANA GITSIO – O Estado de São Paulo 31/10/97

É tempo de bruxas e de assombrações. A cada ano o Halloween ganha mais adeptos entre nós. Na capital a festa, das mais cultuadas pelos norte-americanos, será comemorada em casas noturnas, shoppings, lojas e escolas, não apenas hoje - Dia das Bruxas - mas também amanhã e no domingo.
A festa de hoje à noite do Espaço Cultural Alemdalenda quer resgatar as tradições do ano-novo celta, data que acabou sendo popularizada com o nome de Halloween. "Vamos fazer uma comemoração o menos folclorizada possível", promete Heloísa Galves, estudiosa do assunto e proprietária da loja. À meia-noite, os desejos de todos os presentes, escritos num pedaço de papel, serão queimados em um caldeirão de ferro, entre outros rituais antigos.
Vários clubes noturnos estarão realizando suas comemorações hoje. O primeiro halloween da Rádio Transamérica, estará agitando o Galpão Fábrica. Apenas para maiores de 18 anos, a festança promete som, iluminação e tecnologia de última geração. O traje obrigatório é fantasia ou todo em preto. No Varanda Club, haverá música ao vivo embalada por magias, bruxarias, feitiços e premiação para a roupa mais original.
A The Jungle, de Jundiaí, vai virar uma enorme "casa dos horrores", com túnel do terror, bruxas assustadoras e até uma performance inspirada no temível Jason, que cortava suas vítimas com uma serra elétrica na série Sexta-Feira 13.Quem quiser ficar de cabelo em pé deverá comparecer fantasiado ou todo de preto.
Para amanhã, o Moinho Santo Antônio preparou abóboras ambulantes, teias de aranha gigantes, fantasmas com até dez metros de altura e vampiros para receber seus convidados.

Escolas e shoppings - Os colégios, que foram os divulgadores iniciais do Halloween no Brasil, continuam incentivando o Dia das Bruxas.Hoje os alunos do Colégio Play Pen, todos com idade entre 7 e 10 anos, passearão pelos corredores do Shopping Iguatemi usando fantasias de bruxos e de monstros. De quebra, pedirão balas e doces aos lojistas.
O Centro de Cultura Anglo-Americana (CCAA) fará comemorações no Ilha de Capri (todo decorado com catacumbas romanas) - hoje apenas para maiores de 16 anos e amanhã para crianças e adolescentes de até 15 anos. Amanhã é a vez do Reggae Night, que terá pagode e muitos outros ritmos.
Até hoje os shoppings Paulista e West Plaza estarão agradando os clientesmirins com castelos mal-assombrados gigantes, sessões de cineminha trash, maquiagem e leitura de cartas mágicas por uma bruxinha, entre outras atividades.


5 – O  HALLOWEEN

         No dia 31 de outubro é comemorado na Inglaterra e nos Estados Unidos o tradicional Halloween.  Nesse  dia  crianças e  jovens saem às ruas  fantasiados de monstros,  vampiros,  bruxas,  múmias  e  outros  personagens  assustadores batendo nas portas das casas e repetindo a frase : Travessura ou Gostosura? em Inglês, Tricks ou Treats. Mas será que a origem do Halloween está ligada a estes  países?   Não,  não  está,  sua  origem  vem  dos  celtas  irlandeses,  que comemoravam essa data desde o século cinco  antes  de  cristo no  Festival de Samhaim (O Príncipe das trevas e o senhor da morte). De acordo com a  lenda desse povo a data reunia as almas de todos os que haviam morrido durante  o ano para serem apresentadas ao deus Sol como agradecimento à colheita.

Halloween 
      Os Druidas , antigos sacerdotes de Gália e da Britânia, também colaboraram para o Halloween  se  tornar uma comemoração tradicional. O  ano  novo  dos  druidas começava em 1º de novembro. Na noite anterior, eles  acendiam  uma grande fogueira no topo  das  colinas  e  pintavam o  corpo  para  observar  as
chamas e contar suas experiências para celebrar  o  final  do  verão  e da  sua fertilidade. A  fogueira  também  era  acesa  porque  eles  achavam  que  suas chamas poderiam ajudar o Sol durante o inverno. 
     As mulheres mais velhas, chamadas de sábias, advinhavam o futuro e davam conselhos. Elas tinham como companheiro inseparável o  gato  preto  conhecido como o mascote das feiticeiras ou até mesmo uma bruxa disfarçada.
    Quando o cristianismo substituiu as religiões pagãs, as igrejas aproveitaram o dia 31 de outubro para homenagear todos os Santos. Já a noite anterior foi utilizada como dia oficial para se opor os fantasmas. A partir do final do século XVIII e XIX , a véspera do dia de todos os Santos se tranformou, me alguns países num dia diversão, celebrado com trajes de fantasia, lanterna e jogos.  Anteriormente era considerada uma  noite  de  medo,  na qual  homens  sensatos respeitavam os duendes e os demônios. Nos dias atuais, o Halloween  nada  mais é do que uma grande diversão. Os bailes promovidos por escolas e universidades
já ultrapassaram as fronteiras  e  são  comemorados  em  diversos  países,  dentre eles o Brasil que da oposição aos rituais da igreja, a  festa  conserva  somente  as máscaras feitas com abórboras, chamadas de Jack-o-Latern. 


Pacto com o Diabo

O Hábito de colocar velas dentro da abóbora  vem da Irlanda, quando o Halloween começou a ser comemorado.Segundo o folclore desse povo, por causa de um  homem chamado Jack  que tinha o hábito de fazer brincadeiras satanicasem cima de uma árvore. Numa dessas vezes Jack conseguiu prender o diabo dentro da árvore. Obviamente que o demônio não queria ficar preso. Muito esperto, Jack fez um pacto
com ele que dizia o seguinte: Se você me deixar em paz e nunca me incomodar, eu te solto. 
Como não estava em situação de recusar nada, o diabo aceitou a proposta, e assim estava criado o pacto entre os dois. O tempo passou e Jack morreu, mas não conseguiu entrar no paraíso e função de boa parte da sua vida passar fazendo brincadeiras maldosas.
Todavia no inferno o diabo temendo suas brincadeiras não o quis, então o diabo, que tinha virado seu amigo, deu uma vela para  iluminar seus caminhos. Jack então ficou com a vela, sendo única , teria que durar a eternidade e para que ela nunca apagasse, ele a colocou  dentro de um  nabo com pequenos furos.
Simbolo do Halloween
Deixando de lado a lenda do Jack um pouco, desde  1965 a UNICEF, Agência das Nações Unidas, tem  feito recolhimento de dinheiro para o fundo infantil  das Nações Unidas, nessa festa o símbolo do Hallowen
é o JACK-O-LANTERN (nome possivelmente derivado do vigia noturno) É uma abórbora com orifícios cavados e com a aparência demoníaca e com uma vela acesa no seu interior, veja a imagem ao lado.


Bibliografia dos textos extraídos de recortes do Centro Cultural de São Paulo :
- Jornal "A tribuna de Santos" - 25 out 1997 - reportagem de Thaís Lyra
-um trecho foi  retirado de um recorte que não constava a autoria, mas citava sua Bibliografia:
Os Druidas - Rutherford, Ward - Mercuryo - 1978
Merlin, o Mago - Markale, Jean - Paz e Terra - 1989
Wicca, A feiticaria Moderna - Dunwich, Gerina - Betrand Brasil – 1995


6 - A TRAJETÓRIA DO HALLOWEEN

Há 2.000 anos, os celtas, povo antigo que habitava as regiões da Irlanda, Reino Unido e França, comemoravam o ano novo no dia 01 de novembro. Este dia marcava o fim do verão e da fartura das colheitas e o início da escuridão, provocada pelos invernos rigorosos da época.
 A estação mais gelada do ano era responsável pelo maior número de mortes da população celta, por isso os mestres instituíram a crença de que o dia 31 de outubro era a abertura da passagem entre a vida e a morte. Na noite de 31 de outubro, os celtas celebravam o "Samhain", quando eles acreditavam que os fantasmas do mundo da morte voltavam a terra em busca de alimento. Além de causar dificuldade e prejudicar as colheitas, os celtas acreditavam que a presença dos espíritos auxiliavam as premonições dos druidas.
Alguns séculos mais tarde, a influência do Cristianismo espalhou-se pelas terras celtas e no início do século VII, o Papa Boniface IV designou o dia 01 de novembro como "O Dia de Todos os Santos", um dia dedicado para honrar os santos e os mártires. Assim, a noite de 31 de outubro seria "All Hallow's Eve" (véspera do dia de Todos os Santos), que foi posteriormente simplificado para Halloween e popularmente traduzido para "Dia das Bruxas".


7 - A noite é das bruxas na temporada Halloween
(O Estado de São Pualo  27/10/2000)

A data oficial é dia 31, mas a programação das casas noturnas já começou a atrair uma tribo animada e esquisita, o som de uma trilha que vai do rock gótico ao forró

No fim de semana, as bruxas estarão soltas por São Paulo. A festa que tem origens remotas em tradições celtas de 2 mil anos e se tornou uma espécie de carnaval americano, ganha cada vez mais adeptos no Brasil.
Pegando carona no humor e na animação da data, as casas noturnas prepararam celebrações para todos os gostos. Na quarta-feira, foi dada a largada para as festanças na cidade. A danceteria Diva, no Jardim Europa, foi uma das casas que resolveu antecipar a festa, que, no calendário oficial ocorre no dia 31. Velas vermelhas, músicas de filmes de terror e tochas de fogo deram o clima "noite das bruxas" ao local, atraindo centenas de pessoas.
"Adoro incorporar personagens nas baladas. O Halloween possibilita explorar o lado infantil", diz a professora Martha Sapiro, que exibia uma fantasia discreta de bruxa. Enquanto o estudante Élcio Felizardo improvisou uma múmia para sua primeira festa em São Paulo. "Estou ansioso por esta noite", disse o rapaz, que já participou de festas pelas ruas de Nova York, batendo em portas e pregando peças, com o trocadilho: "trick or treat?" (o equivalente a "gostosuras ou travessuras") O restaurante Flag também antecipou para ontem sua festa e preparou uma decoração inspirada no Castelo dos Horrores, da Universal Studios Monsters.
O público foi convidado a tomar o drinque "Poção do Amor", feito com vinho tinto e frutas tropicais.
A atriz Déborah Cardoso passou uma semana pensando em qual roupa usaria na festa. "Mas improvisei um figurino na última hora. Decidi-me por uma bruxa bem sexy", conta. Já a publicitária Marcela Herz, que acredita ser a preparação a parte mais divertida da festa, reuniu, em casa, amigas para provar os modelos.
Halloween à brasileira As festas continuam a ocorrer na cidade. As tribos do circuito alternativo já têm onde comemorar hoje. A boate GLS Blue Space promove sua Noite dos Insones. Uma produção da banda gótica Sleepless e do projeto Pandora. No local, haverá distribuição do CD Vodka and Tears da Sleepless além de estandes de moda, fanzines e CDs de outras bandas. O KVA abrasileirou a tradição e arma festim com forró. O trio Virgulino tocará Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
A danceteria Manga Rosa faz sua megafesta no sábado, em uma chácara de Aldeia da Serra, reunindo DJs da cena trance, techno, acid techno, hard trance e psychodelic trance para a noite. A organização ainda promoverá um concurso de fantasias. No mesmo dia, o América, daceteria da Sheilas do Tchan, fará uma rave indoor à fantasia com a participação de performers.
O Halloween-chique da cidade será preparado pela Veuve Clicquot, que armará festas em restaurantes e casas noturnas. Segunda-feira, a marca de champanhe fará seu auê no Live Club, com iluminação especial, bruxas, demônios, abóboras, teias de aranha, go go dancers, malabaristas e performances.
A esperada terceira edição do Halloween Veuve Clicquot, festa à fantasia, regada à champanhe, exclusiva para convidados, ocorrerá na terça, em local divulgado apenas no último minuto.
A casa noturna Absoluto arma um Halloween na terça, com toques bem brasileiros. A banda Inimigos animará a noite com axé e pagode. Trajes de terror são obrigatórios para o evento.
As drags-bruxas Alisson Gothz, Angel, Arethusa e Michael Love serão as hostess do Halloween da discoteca GLS, A Loca. Cultuada pelos modernos de plantão, a casa faz festa do dia 1º (quarta) ao dia 5 (domingo), com performances do extravagante Victor Piercing. O time de DJs é formado por Andréa Gram e Renato Cohen, entre outros.


Tatiana Vicentini e Alexandre Staut